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Fórum da Disciplina Teoria do Conhecimento e da Aprendizagem - Prof. Luana Viana

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Mensagem  Coordenação Sex Nov 26, 2010 6:47 pm

A questão a seguir é dissertativa e parte da avaliação referente à disciplina Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem. Cabe a você aluno responder a questão individualmente.

Levando em conta a diversidade de Teóricos da Teoria da Aprendizagem discutidos em sala eleja um teórico e sua respectiva proposta de ensino-aprendizagem. Discorra em poucas palavras sobre os principais conceitos defendidos por este teórico e qual sua influência na educação atual.
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Mensagem  Helena Ataide Seg Nov 29, 2010 10:35 pm

Jean Piaget considera que o aluno produz o seu proprio aprendizado, em que o professor apenas estimula-o a inovação de conhecimentos, levando em conta que a criança passa por quatro estagios no decorrer de sua vivencia estudantil sendo Assimilação e Acomodação, Estagios de Desenvolvimento, Estagios das Operações Concretas, mediante isso as suas obras ate nos dias atuais tem influenciado muito no desenvolvimento de ensino aprendizagem do aluno, partindo desses estagios de estimulação do cognitivo do discente, vale lembrar tambem como diz piaget "não existe receitas para a sala de aula" ao sabermos que tudo e flexivel, onde o professor deve adaptar suas aulas no cotidiano do educando estimulando sua mente para um novo aprendizado.


RESPOSTA DA PROFESSORA LUANA

CARO ALUNO

É BOM SABER QUE AS TEORIAS DE PIAGET LHE INTERESSARAM, GOSTARIA APENAS QUE VOCÊ CORIGISSE, SE POSSÍVEL, A AFIRMAÇÃO QUE VOCÊ FEZ SOBRE OS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO PROPOSTOS POR PIAGET. VOCÊ CITOU APENAS UM (OPERATÓRIO CONCRETO), QUAIS SÃO OS OUTROS? A ASSIMILAÇÃO E A ACOMODAÇÃO NÃO SÃO ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO, E SIM CONCEITOS TRABALHADOS POR PIAGET.

ATT,

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Mensagem  Marinalva Brito Merces Ter Nov 30, 2010 3:21 am

Coordenação escreveu:
A questão a seguir é dissertativa e parte da avaliação referente à disciplina Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem. Cabe a você aluno responder a questão individualmente.

Levando em conta a diversidade de Teóricos da Teoria da Aprendizagem discutidos em sala eleja um teórico e sua respectiva proposta de ensino-aprendizagem. Discorra em poucas palavras sobre os principais conceitos defendidos por este teórico e qual sua influência na educação atual.
Um dos teoricos que chama atenção é Marx, pois ele acreditava que a educação era parte da estrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos. A educação hoje é um desafio social, pois educar uma pessoa na atualidade é algo muito complicado, as modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar e diante de enumeras transformações sociais,o educador deve estar voltado para democratização e transformação do ser humano, fomentando então a capacidade intelectual as atitudes e conduta critica em relação a sociedade em que esta inserido,ao mediar esse processo o educador estará possibilitando ao aluno a interpretar a realidade e interagir de forma conciente o mundo globalizado em que vive.


RESPOSTA DA PROF. LUANA VIANA

CARO ALUNO
VOCÊ ALCANÇOU O OBJETIVO PROPOSTO NESTA ATIVIDADE. PARABÉNS POR SEU EMPENHO.
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Mensagem  Domingas Trindade Vaz Qui Dez 02, 2010 5:08 am

Maria Montessori (concepção positiva) acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais. Os objetivos individuais mais importantes seriam: encontrar um lugar no mundo, desenvolver trabalho gratificante e nutrir paz e densidade interiores para ter capacidade de amar. Esses seriam os fundamentos de quaisquer comunidades pacíficas, constituídas de indivíduos independentes e responsáveis. A meta coletiva é vista até hoje por seus adeptos como finalidade maior da educação montessoriana.
O método montessori é fundamentalmente biológico. Sua prática se inspira na natureza e seus fundamentos teóricos são um corpo de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil.
Nas escolas montessorianas, o espaço interno é cuidadosamente preparado para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. Assim como o ambiente, a atividade sensorial e motora desempenha função essencial, ou seja, dar vazão à tendência natural que a garotada tem de tocar e manipular tudo o que está ao seu alcance.
O método montessori é utilizado por seus seguidores no mundo inteiro inclusive em Belém do Pará, aqui também temos a honra de ter uma unidade educativa montessoriana.


RESPOSTA DA PROF. LUANA VIANA
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Mensagem  Lucineide Pantoja Qui Dez 02, 2010 6:20 pm

A teoria central de piaget, esta voltada para o estudo do raciocinio da criança sobre a otica da psicologia experimental. Foi considerado um teorico mais influente tanto no campo educacional como na biologia, e o seu foco principal, era a preocupação com o processo de aquisição do conhecimento pelo ser humano particulamente pelo conhecimento de ensino aprendizagem da criança, onde foi criada uma teoria do conhecimento voltado ao desenvolvimento natural da criança. Piaget defendia inumeros conceitos em relação ao ensino e aprendizagem da criança, afirmava que o pensamento infantil passa por quatro estagios, desde o seu nascimento ate o inicio de sua adolescencia, onde a sua grande contribuição foi estudar o raciocinio logico da criança, ou seja, nao se pode fazer uma criança aprender oque ela ainda nao tenha condições de absorver , para ele o aprendizado e construido pelo proprio aluno, e é a sua teoria que inaugurou o orrente construtivista do aprendizado eo conhecimento.
Atraves do seu raciocinio, foram criados os estagios de assimilação e acomodação do desenvolvimento, e ajudando o desenvolvimento do aluno .


RESPOSTA DA PROF. LUANA VIANA
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Mensagem  Sandra Pinheiro Qui Dez 02, 2010 9:36 pm

Teórico Maria Montessori

Montessori defendia como proposta de ensino a auto educação, partindo do concreto para o abstrato, baseando-se na observação de que o aluno em geral aprende melhor pela esperiência direta de procura e descoberta, pois em contato com o objeto, dispertará na criança a necessidade do conhecimento e dai criando seu própio conceito. Elegeu como prioridade os anos iniciais da vida e que a evolução mental da criança acompanha o crescimento biológico, defende uma consepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações e que o objetivo da escola é a formação intelectual do jovem, uma educação para a vida. Reforça também que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que a criança exploram e decodificam o mundo ao seu redor.
O papel do professor é proporcionar condições para que a criança em contato com o objeto possa manifestar seu potencial. Cabe a ele a missão de acompanhar, orientar, estimular, frente aos mais diversos desafios e deverá está à disposição da crtiança para ajudá-la oportunamente.
A criação deste método educacional subsidiado por materiais didáticos, fez com que a Teoria Montessoriana tivesse uma forte influência na educação atual, pois muitas escolas que passaram a adotar esta proposta de ensino, inovaram a educação, que tem como objetivo despertar o interesse e o prazer da criança no processo de aprendizagem.
No princípio tinha a finalidade de auxiliar somente o desenvolmento de crianças portadoras de necessidades especiais. Após várias experiências, estendeu-se para todas as crianças e atuamente muitas escolas que desenvolvem este método, garantem que facilita bastante o desenvolvimento integral da criança.


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Mensagem  DENISE PEQUENO Sex Dez 03, 2010 4:00 am

Coordenação escreveu:
A questão a seguir é dissertativa e parte da avaliação referente à disciplina Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem. Cabe a você aluno responder a questão individualmente.

Levando em conta a diversidade de Teóricos da Teoria da Aprendizagem discutidos em sala eleja um teórico e sua respectiva proposta de ensino-aprendizagem. Discorra em poucas palavras sobre os principais conceitos defendidos por este teórico e qual sua influência na educação atual.

Segundo Froebel a educação se desenvolve espontaneamente, quanto mais ativa é a mente da criança mais ela é receptiva a novos conhecimentos
Também Froebel via a educação como uma atividade em que a escola e a família caminhavam juntas. Por isso que as suas técnicas são utilizadas ate hoje na educação infantil. Para ele as brincadeiras são os primeiros recurso no caminhos do desenvolvimento do ensino e aprendizagem do aluno.


RESPOSTA DA PROF. LUANA VIANA
CARO ALUNO
É BOM SABER QUE VOCÊ SE INTERESSOU PELO ESTUDO DE FROEBEL, PORÉM RECOMENDO QUE REFAÇA SUA RESPOSTA APROFUNDANDO SUA DISCUSSÃO A RESPEITO DESTE AUTOR. QUAL A IMPORTÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DESTE TEÓRICO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA?QUAIS OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DELE?

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Mensagem  Andrea Leila Costa Luz Sáb Dez 04, 2010 5:48 am

Foucault conclui que a concepção do homem como objeto foi necessária na emergência e manutenção da idade moderna, porque dá às instituições a possibilidade de modificar o corpo e a mente.
Entre essas instituições se inclui a educação. O conceito definidor da modernidade, segundo Francês, é a disciplina - Instrumento de dominação e controle destinado a suprimir ou domesticar os comportamentos divergentes.
Para Foucault, a escola é uma das "instituições de sequestro", como o hospital, o quartel e a prisão. São aquelas instituições que retiram compulsóriamente os indivíduos do espaço familiar ou social mais amplo e os internam, durante um período longo, para moldar suas condutas, disciplinar seus comportamentos, formatar aquilo que pensam. Com o advento da idade moderna, tais instituições deixam de ser lugarem de suplício, como castigos corporais, para se tornarem lugarem de criação de "Corpos Dóceis".
A docelização do corpo tem uma vantagem social e política sobre o suplício, porque este enfraquece ou destrói os recursos vitais. Já a docelização torna os corpos produtivos.
Foucault trouxe proposta inovadoras para educação, como a consciência autocrítica e também o poder disciplinar. Podemos estar trabalhando hoje em sala de aula de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva, motivando os alunos no processo ensino aprendizagem através de uma troca de saber, onde educador e educando possam discutir juntos sobre assuntos abordados.
Podendo utilizar as técnicas de separar, dividir para melhor controlar que Foucault chama de poder disciplinar. Para assim ter um maior controle sobre os alunos deixando cada um livre para desenvolver suas atividades de forma espontânea.



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Mensagem  Selma Vieira da Silva Sáb Dez 04, 2010 10:58 pm

Segundo John Dewey, defensor da democracia e da liberdade de pensamentos, enfatiza que os instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças estão na valorização da capacidade de pensar, e prepará-las para serem questionadoras da realidade, de unificar teoria e prática e de problematizar. Sendo que sustenta a atividade prática e a democracia como ingredientes da educação.
Assim, a contribuição e influencia do teórico na educação atual, está no sentido do mesmo chamar atenção à capacidade de pensar dos alunos afirmando que a escola ainda é o melhor lugar para essa troca de conhecimentos, onde a finalidade da mesma é colaborar para o desenvolvimento das habilidades e competências, preparando a nova geração a responder os desafios da sociedade.



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Mensagem  Eliana do Socorro e Silva Dom Dez 05, 2010 2:55 am

Anisio Teixeira tinha no centro de sua luta,a defesa da escola pública,laica,universal,democrática.Luta esta traduzida em politicas educacionais que tratavam da gestão da educação pública,da formação e aperfeiçoamento de professores,bem como da organização e descentralizada do sistema público de ensino englobando diversos niveis:a educação fundamental para crianças e jovens;o ensino universitário para formação de intelectuais;ou a educação popular.
Estes e tantos outros por ele apontados são alguns dos problemas com os quais,de formas novas,ainda nos defrontamos hoje e,na busca de soluções, o debate em torno das contribuições de Anisio Teixeira parece,atualmente fundamental.



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Mensagem  Armando Carlos dos Santos Dom Dez 05, 2010 6:38 pm

[quote="Coordenação"][justify]A questão a seguir é dissertativa e parte da avaliação referente à disciplina Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem. Cabe a você aluno responder a questão individualmente.

Levando em conta a diversidade de Teóricos da Teoria da Aprendizagem discutidos em sala eleja um teórico e sua respectiva proposta de ensino-aprendizagem. Discorra em poucas palavras sobre os principais conceitos defendidos por este teórico e qual sua influência na educação atual. [b][b][b]

[b]O pensador escolhido é LEV VIGOTSKY, um teórico que com suas teorias da educação, revolucionou a educação na sua na sua época no mundo ,foi considerado um visionário, com sua teoria Que o individuo não nasce pronto e que ele aprende quando interage com o meio social que vive dessa forma ele aprende.
- para ele o desenvolvimento é fruto das experiências dos individuos, assim cada criança define como exercitar as experiências adiquiridas, para ele as instituição escolar e de suma importância para formação dessas crianças.
- Segundo VIGOTSKY, o bom ensino estimula a criança a desenvolver a sua habilidade a criança busca aprender mas, pois ela é curiosa.
- Ele fala que não adianta obrigar a criança a ler vários livros , ela só vai aprender se ela se interessar pela leitura.
Aprendizado e continuo, para ele a evolução intelectual e caracterizada por saltos qualitativos de um nivél de conhecimento para outro.
- ele lança a zona do desenvolvimento proximal, que é a distancia entre o desenvolvimento real e o potencial
-REAL,é determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem conhecimento consolidado.
POTENCIAL, é determinado por aquilo que a criança não domina mas é capaz de dominar com auxilio de alguém mas experiente
- ZONA PROXIMAL são o desenvolvimento a serem alcançados pelos alunos, que esta próximo mas ainda não foi alcançado pelo aluno mas já esta próximo de alcançar.



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RECOMENDO QUE VOCÊ TENHA ATENÇÃO ESPECIAL EM RELAÇÃO À CORREÇÃO GRAMATICAL DE SEUS TEXTOS.
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Mensagem  Edil Siqueira de Araujo Seg Dez 06, 2010 3:40 am

A experiência é um campo bastante complexo e isto faz esta, trazer uma forma de um novo “LABORATÓRIO DO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM”, e este pensador vem mostrar um campo de compreensão, facilitação, empatia, autenticidade, aceitação do outro. Não é fácil, mas é este o grande segredo de ROGERS, a percepção da problematização e trazer uma critica para uma transformação deste Self Real ao Self ideal, a congruência do ser, de realmente ter a sua própria aceitação e compreender o outro é a base para tendência atualizante, harmoniosa e uma maturidade emocional equilibrada.
Essa corrente vem trazer uma maior reflexão tanto no seu campo teórico e prático: o ponto teórico seria os livros e a pratica seria a forma como muitos professores e escola quando aborda essa corrente, o que esta postada pelo currículo pedagógico de ensino está, mas é preciso que aja uma maior interação do facilitador e aluno para que não passe por cima do outro, ou seja, do seu próprio aluno, para que esse processo é sempre continuo. E continuar é uma forma da liberdade de aprender.
Rogers definiu o conceito de Tendência atualizante através da seguinte preposição: "Todo o organismo é movido por uma tendência inerente a desenvolver todas as suas potencialidades e a desenvolvê-las de maneira a favorecer sua conservação e enriquecimento. (...) A tendência atualizante não visa somente (...) a manutenção das condições elementares de subsistência como as necessidades de ar, alimentação, etc. Ela preside, igualmente, atividades mais complexas e mais evoluídas tais como a diferenciação crescente dos órgãos e funções; a revalorização do ser por meio de aprendizagens de ordem intelectual, social, prática..." (ROGERS; KINGET In.: GOBBI et al., 1998, p144).
É um pouco da compreensão desta Abordagem Centrada na Pessoa: Ser diferente é mexer consigo mesmo, é dor, é mudança, é perceber se os seus erros e ter a consciência de que novas mudanças atualizante acontecerão em seu movimento interno e externo para o caminho a ser desejado. E nesta forma concluo que todos deveriam fazer suas terapias é vida, é libertação e acima de tudo teríamos menos transtornos, personalidades desviantes e a prática da audição interna seria o maior caminho da aceitação incodicional.
Obrigado!
Edil Araújo.



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Mensagem  Sebastião Frank Moda Seg Dez 06, 2010 4:13 am

E esta teoria causa impacto pela praticidade e valor indiscutíveis. Influenciados por ela, muitos percebem que exerce uma influência decisiva no clima emocional da aprendizagem. É tudo isto é, para que possa ser centrada na pessoa, por que quanto facilitadores do ensino para princípios democráticos, trabalhar com as diferenças e preciso colocar-se sempre no lugar do outro, quando olhar com os olhos do outro, passara ter a empatia e ver a transformação na sua totalidade e o ensino passara promover o próprio crescimento dentro de uma subjetividade trabalhada, para o desenvolvimento da objetividade com definição do próprio aluno libera-se de suas capacidades. Dentro de uma avaliação da Instituição são as provas, mas significa que a avaliação é para saber o conhecimento do aluno, entretanto a forma de como que esta; quando o aluno em sua avaliação baixa utiliza-se uma forma clara para que na próxima possa se fizer melhor. Com critérios de recuperação para a melhoria do aprendizado e verificação da disciplina no qual se sentiu prejudicado, Istoé, faz do aluno conhecedor de seus conhecimentos no seu processo evolutivo. Para que as disciplinas sejam usadas de formas explicativas entre elas, buscando no seu mundo interno do conhecimento das disciplinas, é de forma dinâmica para evoluir no seu raciocínio lógico, social, emocional e acima de tudo a visão de um ser pensante. E para também fazer se um ser pensante é preciso ter a compreensão da estruturação familiar, que o aluno possa se sentir forte. E isto é, faz dos seres humanos um eterno constante movimento da busca para uma melhoria da tendência. Com muitas interações intensas dentro da mesma, sem olhar com uma instância de compreensão empática, clarividente comunicada, sensivelmente exata.



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Mensagem  Liduina Costa Ter Dez 07, 2010 1:09 pm

Coordenação escreveu:
A questão a seguir é dissertativa e parte da avaliação referente à disciplina Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem. Cabe a você aluno responder a questão individualmente.

Levando em conta a diversidade de Teóricos da Teoria da Aprendizagem discutidos em sala eleja um teórico e sua respectiva proposta de ensino-aprendizagem. Discorra em poucas palavras sobre os principais conceitos defendidos por este teórico e qual sua influência na educação atual.

Jean Piaget desde cedo demonstrou interesse em filosofia, ciência e religião, mas formou-se em biologia,dedicando-se ao estudo da aquisição de conhecimento pelo ser humano em particular, o da criança, usando o método de investigação e observação.
O primeiro, teoria do conhecimento está centrado no desenvolvimento da criança, no segundo, a aprendizagem se dá em estágios que vai desde os primeiros dias de vida iniciados na pré escola até a adolescência. Para Piaget, o conhecimento se dá através de descobertas feita pela criança. Ela constrói seu conhecimento que mediado pelo adulto e, na escola deve ser estimulado pelo professor.
Piaget contribuiu ainda à educação ao estudar o raciocínio lógico matemático, que é fundamental na escola, mas afirma não é possível ensinar, vai depender do grau de conhecimento e maturidade do aluno. Logo a transmissão de conhecimento é limitada. Cabendo ao professor “provocar a atividade”, isto é, estimular o



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VOCÊ ALCANÇOU O OBJETIVO PROPOSTO NESTA ATIVIDADE. PARABÉNS POR SEU EMPENHO.
OBS: ACHO QUE FICOU FALTANDO UMAS PALAVRAS NO FIM DA SUA FRASE "Cabendo ao professor provocar a atividade”, isto é, estimular o..."
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Mensagem  Iso Cantão Ter Dez 07, 2010 1:14 pm

Coordenação escreveu:
A questão a seguir é dissertativa e parte da avaliação referente à disciplina Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem. Cabe a você aluno responder a questão individualmente.

Levando em conta a diversidade de Teóricos da Teoria da Aprendizagem discutidos em sala eleja um teórico e sua respectiva proposta de ensino-aprendizagem. Discorra em poucas palavras sobre os principais conceitos defendidos por este teórico e qual sua influência na educação atual.

Eu escolhir o Vigotski, um psicologo revolucionário do mundo que contribuiu para evolução da educação das crianças do meio em que vivem. Vigotski foi conciderado um vicionário, pos defendia ateoria que a criança não nasce pronto, a mesma interage com o meio social, e assim aprende. Ou seja, adquire novos conhecimentos continuamente. Foi oposto o pensamento nativista. Para ele o desenvolvimento é fruto das experiências individuais. Assim cada pessoa define como exercitar suas experiências e desenvolver suas habilidades.
O Professor tem a função de expandir suas habilidades, pos são fatores necessários para a formação da criança. Autores afirmam que as crianças na escola se interessam mais em buscar conhecimento novos.
O Professor é intermediador dos conhecimentos espontâneas e que a criança desenvolve-se no seu meio social. Contudo a criança evolui com o conhecimento real, atingindo a zona proximal e alcançando o conhecimento potencial.


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É BOM SABER QUE VOCÊ SE INTERESSOU PELO ESTUDO DE VIGOTISKI, PORÉM RECOMENDO QUE CORRIJA UMA INFORMAÇÃO QUE ESTÁ EM SUA RESPOSTA, POIS VOCê SE REFERIU QUE VIGOTISKI ERA OPOSTO À TEORIA NATIVISTA, E NA VERDADE, ELE SE OPUNHA À TEORIA INATISTA.

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Mensagem  Ana Karla Castro Sex Dez 10, 2010 1:16 am

Para Vygotsky, o aprendizado decorre da compreensão do homem, como um ser que se forma em contato com a sociedade, e apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos, pois toda relação do individuo com o mundo é feito por meio de instrumnetos técnicos. Desse modo o homem é resultado de uma soma das relações que qeles estabelecem ao longo de seu desenvolvimento e adequação social, principalmente durante a vida escolar, e o dever de assegurar a aquisição e desenvolvimento adequado.

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É BOM SABER QUE VOCÊ SE INTERESSOU PELO ESTUDO DE VIGOTISKI, PORÉM RECOMENDO QUE APROFUNDE MAIS SUA EXPOSIÇÃO. QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DESTE TEÓRICO PARA A EDUCAÇÃO?

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Mensagem  Eliana Vanessa da Silva Sex Dez 10, 2010 2:54 am

Levando em conta a diversidade de Teóricos da Teoria da Aprendizagem discutidos em sala eleja um teórico e sua respectiva proposta de ensino-aprendizagem. Discorra em poucas palavras sobre os principais conceitos defendidos por este teórico e qual sua influência na educação atual.
RESPOSTA DA ALUNA ELIANA VELOSO:
O teórico escolhido é Carl Rogers, este psicólogo tem como referencia a abordagem humanistica, mais precisamente a (A.C.P)a Abordagem Centrada na Pessoa, segundo o autor com relaçao as práticas pedagogicas aplicadas na educaçao, estas devem ser direcionadas ao aluno, como o foco da aprendizagem sem que haja maiores interferencias do educador no sentido de nao influenciar o aprendiz de forma autoritaria e sim de livre escolha, de forma democratica. O educador segundo sua teoria tem o papel de facilitar a aprendizagem, e para que este processo tenha exito é necesario que haja empatia entre as duas partes para o educador compreenda e passe respeitar a individualidade de cada aprendiz.Nos dias atuais um critério muito utilizado na area da educaçao é a Auto-avaliaçao(criada por Rogers).


RESPOSTA DA PROF. LUANA VIANA
CARO ALUNO
VOCÊ ALCANÇOU O OBJETIVO PROPOSTO NESTA ATIVIDADE. PARABÉNS POR SEU EMPENHO.
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MC 9:23 : "SE PODES? DISSE JESUS. TUDO É POSSÍVEL ÀQUELE QUE CRÊ."
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Fórum da Disciplina Teoria do Conhecimento e da Aprendizagem - Prof. Luana Viana Empty Celestin Freinet

Mensagem  Maria Lúcia Vieira Sex Dez 10, 2010 3:03 am

CELESTIN FREÍNET
Eu escolhi esse teórico porque ele deixou para nós professores um legado de atividades e experiências pedagógicas enriquecedora para a prática escolar.
Freínet era um jovem de 18 anos quando foi para a Primeira Guerra Mundial no combate ele foi ferido gravemente no pulmão voltou para casa e passou dois anos internado no hospital, um de seus estímulos para não desistir da vida era ser professor.
Em 1920 ele foi lecionar em uma casa velha, sem estrutura para alunos pobres. A sua falta de experiência pedagógica foi um empecilho no início, mas aos poucos ele foi tomando gosto pela profissão e com isso surgiu um profundo respeito pelas crianças, todos os dias Freínet anotava o que ouvia do aluno, registrava as observações, os comportamentos, as dificuldades e sucesso e foi descobrindo o universo da individualidade.
Ele percebeu que o que interessava às crianças estava fora da sala de aula, nos animais, nas águas do rio, no sol. Dentro da sala de aula não havia nada que motivasse a criança, foi quando surgiu a idéia da aula passeio. Na aula passeio a criança anotava tudo o que via: os animais, as árvores, as plantas, quando chegassem na sala de aula iriam fazer um texto do que foi visto, essa prática fez bem para a relação professor-aluno que se tornaram mais amigos.
Em 1924, ele trouxe a imprensa para dentro da escola o que foi uma grande novidade, as crianças eram livre para escrever e imprimir o que queriam sem a questão da obrigação. Essa idéia foi se aprimorando ao ponto de aos poucos as crianças escrever um diário semanal para mandarem para seus pais.
Esse projeto cresceu e se tornou um jornalzinho que as crianças mandavam para toda a cidade. Com o passar dos anos eles já se comunicavam com escolas de outros países. Freínet se aprimorou em seus estudos passou a conhecer outros estudiosos do assunto, participou de congressos e cursos. Chegou a publicar o livro a imprensa na sala de aula. Diziam que Freínet tinha mais de 25 ideias por dia para melhorar o ensino dos alunos. Criou um quadro na classe com 3 envelopes que dizia: o primeiro envelope eu felicito; o segundo, eu proponho; e o terceiro, eu critico. Os alunos escreviam os recadinhos e deixavam dentro dos envelopes no final de semana eles se reunião para abrir o envelope e discutir ou felicitar o que estava nos envelopes.
Freínet acreditava que a educação se dava pela teoria mais também pela prática, por isso, ele era a favor da crianças trabalharem com: horta, marcenaria, pesquisa experimental. Era estimulada também peças infantis, filmes educativos, música.
Esta metodologia está muito presente hoje, principalmente para os construtivistas que vê no lúdico, nas brincadeiras, a melhor maneira de se educar. No final de sua vida ele tinha mais de 20 mil adeptos a sua metodologia de construir o conhecimento nas crianças.

Aluna: Maria Lúcia da Silva Vieira
Curso de Psicopedagogia da Fatep
Professora: Luana Viana



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Mensagem  Iracelma Damasceno Dom Dez 12, 2010 7:24 pm

Wallon foi um teórico que muito contribuiu no processo de aprendizagem da criança, suas propostas foram marcante no campo educacional .
Coordenou o projeto reforma do ensino , cuja a proposta era a de que nenhum aluno deveria ser provado numa avaliação escolar , uma vez para ele reforma era sinônimo de expulsar , excluir , ou seja , a própria negação do ensino .
Vale enfatizar que partiu dele a proposta de considerar a pessoa como um todo , e que deveria ser trabalhado em sala de aula tanto a efetividade de , emoção , movimento, e espaço físico de formas variadas para se obter o melhor proveito do educando.
obtendo dessa forma o desenvolvimento integral do mesmo .
Para Wallon as crianças deveriam ficar a vontade numa sala de leitura , por exemplo , ela poderia ficar sentada deitada ou fazendo coreografia da história contada pelo professor por que os temas e as disciplinas não se restringiam em trabalhar o conteúdo , mais ajudar a descobrir o eu no outro.
Pois essa relação dialética ajuda a criança em sintonia com o meio.
Com forme as idéias de Wallon , a escola infelizmente insiste em imobilizar a criança numa carteira limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento , tão necessário para o desenvolvimento completo da pessoa.



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Mensagem  Ana Karla Castro Qua Dez 29, 2010 2:54 am

Ana Karla Castro escreveu:Para Vygotsky, o aprendizado decorre da compreensão do homem, como um ser que se forma em contato com a sociedade, e apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos, pois toda relação do individuo com o mundo é feito por meio de instrumnetos técnicos. Desse modo o homem é resultado de uma soma das relações que qeles estabelecem ao longo de seu desenvolvimento e adequação social, principalmente durante a vida escolar, e o dever de assegurar a aquisição e desenvolvimento adequado. Para Vygotsky, o aprendizado decorre da compreensão do homem, como um ser que se forma em contato com a sociedade, e apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos, pois toda relação do individuo com o mundo é feito por meio de instrumentos técnicos. Dessemodo o homem é resultado de uma soma das relações que eles estabelecem ao longo do seu desenvolvimento e adequação social, principalmente durante a vida escolar, e o deverde assegurar a aquisição e o desenvolvimento adequado para este processo da aprendizagem.


RESPOSTA DA PROF. LUANA VIANA
CARO ALUNO
É BOM SABER QUE VOCÊ SE INTERESSOU PELO ESTUDO DE VIGOTISKI, PORÉM RECOMENDO QUE APROFUNDE MAIS SUA EXPOSIÇÃO. QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DESTE TEÓRICO PARA A EDUCAÇÃO?

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Mensagem  Ana Karla Castro Qua Dez 29, 2010 2:56 am

Ana Karla Castro escreveu:
Ana Karla Castro escreveu:Para Vygotsky, o aprendizado decorre da compreensão do homem, como um ser que se forma em contato com a sociedade, e apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos, pois toda relação do individuo com o mundo é feito por meio de instrumnetos técnicos. Desse modo o homem é resultado de uma soma das relações que eles estabelecem ao longo de seu desenvolvimento e adequação social, principalmente durante a vida escolar, e o dever de assegurar a aquisição e desenvolvimento adequado. Para Vygotsky, o aprendizado decorre da compreensão do homem, como um ser que se forma em contato com a sociedade, e apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos, pois toda relação do individuo com o mundo é feito por meio de instrumentos técnicos. Desse modo o homem é resultado de uma soma das relações que eles estabelecem ao longo do seu desenvolvimento e adequação social, principalmente durante a vida escolar, e o dever de assegurar a aquisição e o desenvolvimento adequado para este processo da aprendizagem.


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É BOM SABER QUE VOCÊ SE INTERESSOU PELO ESTUDO DE VIGOTISKI, PORÉM RECOMENDO QUE APROFUNDE MAIS SUA EXPOSIÇÃO. QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DESTE TEÓRICO PARA A EDUCAÇÃO?

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